quarta-feira, 15 de abril de 2009

A FIGURA PATERNA UMA REFLEXÃO

Ao desmistificar os conceitos estabelecidos pela psique humana encontra-se infinitas variáveis que levam ao desenvolvimento natural e saudável, entre elas, o afeto surge como foco principal nas relações pais/filhos por um processo de relações práticas e autônomas. Porém, é importante destacar que não há autonomia absoluta, ela sempre é relativa, pois existe uma inter-relação dos fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e transcendentais, estas que também são condicionadas por outras dimensões, ás quais, fazem que a experiência do transcendente seja única, particular, mas ao mesmo tempo é um fenômeno humano universal.
Não obstante, o estudo psicanalítico oferece uma visão integral sobre o desenvolvimento humano, desvelar o incógnito e misterioso universo da psique não é tarefa fácil, enquanto subjetiva, porém, necessária para situar o homem em sua vulnerabilidade e fraqueza. Para esclarecer tais proposições apoiar-se-á neste em autores como Freud, Lacan, Winnicott, Melaine Klain, entre outros, por fornecerem subsídios teóricos consistentes para a discussão.
A justificativa para a análise psicanalítica centra-se no fato do ser humano em todo seu processo histórico, buscar um modo de conhecimento e de compreensão de si e do mundo, como forma de atribuir sentido aos dados da realidade e a conseqüente estruturação de seu sistema psicológico. Com o intuito de superar sua angustia existencial e econômica o ser humano cria mecanismos para sobreviver. Pode-se dizer que esta é, uma busca incessante para compreender sua origem, enquanto procura organizar e orientar a vida em sua globalidade.
Dessa forma o ser humano constrói sua realidade através de normas, leis, valores e conseqüentemente, interfere no rumo da história, pois, a partir do seu desenvolvimento se depara com o transcendente. Assim, em cada uma das fases de desenvolvimento há uma visão correspondente, uma vez que o ponto de partida para construir expressões depende, fortemente, do condicionado cultural determinado e contextualizado.
Por fim, o desvelar da figura paterna assume importância significativa em todas as fases da vida da criança, sua presença é fundamental desde o nascimento ou até mesmo antes dele. Na cultura ocidental é comum que o pai exerça função indireta nos primeiros meses de vida do bebê, cabendo á ele, a tarefa de proporcionar à mãe condições de exercer seu papel com tranqüilidade.
Inúmeros autores concordam em afirmar que a criança vai conhecer o pai através da mãe, porém, neste caso, é necessário atentar para que pensamentos como este não leve á uma imagem desvalorizada da figura paterna, mesmo que, podendo á mãe, facilitar ou não a construção de um vínculo saudável pai/filho. Segundo Winnicott (1977) na medida que o casal se apóia um ao outro, o tempo delimita o papel de cada um. Assim, o pai ajuda a mãe a mantê-la em sua autoridade, para ser a encarnação da lei e da ordem que a mãe introduziu na vida do filho, a fim de que ela não seja a única a dispensar, ao mesmo tempo, amor e força.

Psic. Laine Froza

3 comentários:

  1. Realmente, Dra Laine, se faz importante olhar para o Pai com a devida importancia. Muito desvalorizado no seu papel educacional em tempos de modernidade competitiva, acredito mesmo que o pai, é a parte do tripé , pai, mãe e filhos(as), que está em desequilíbrio. Estudos como o seu, o de aprofundar tal questão pode ser a luz que virá de encontro aos filhos(as) abandonados que se encontram em todos os níveis de miséria pelo mundo. Parabens ! ademirmauricios@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Um grande repensar para descortinar uma realidade oculta. A caracterização de papéis sexuais. O principe encantado para as mulheres e o super homem para os homens.
    A figura masculina ou paterna tem essa orientação de internalizar a figura boa ou má da lei, da ordem e das expectativas sobre o outro na vida futura. Bem abordado e de forma singela e atésentimental... O PAI... O HOMEM... O FUTURO...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários, espero que continuem, isso me incentiva escrever...

    ResponderExcluir