terça-feira, 30 de novembro de 2010

Trabalho de Doutorado dirigido a disciplina de Epistemologia, Prf. Mestre Dra. Marilene Nunes.


A era da informação e a tecnologia

A informação torna-se principal foco de lucro e viabilidade

Devemos levar em conta que a principal característica da era da informação é a diluição cada vez maior do bem material pela informação. A desmaterialização de serviços e bens dão lugar ao triunfo da informação que com o advento da tecnologia torna mais viável e lucrativo os resultados sem que por isso deixe de alcançar os resultados tanto a nível de custos como de resultados qualitativos.

Temos exemplos como a IBM e a Blockbuster vídeo como tecnologia para produzir CDs na hora, fazendo download a partir de um servidor devidamente autorisado através de linha de dados altamente velozes.

Cathy Walt, cosultora, ministra do curso de antropologia da faculdade de administração da Rutgers Univesity, em vez de usar livros texto, seleciona artigos de publicações em jornais especializados, capítulos de livros e outros materiais, leva-os até copiadora mais próxima , que negocia taxas de permissão junto aos detentores de direitos autorais e produz material altamente qualificado e legal para suas pesquisas.

Tem o caso da CUC internacional, o clube de compradores eletrônicos que não tem estoques porem vende do estoque de realidade virtual.

Verificamos no setor bancário com a agilização de informações e menos papel.

Temos setores agrícolas que até vendem ações para oferecer garantia de receita no caso de problemas na safra com informações precisas em tempo real ; isto além de toda tecnologia de máquinas e tratores. A lata de cerveja, Inicialmente produzida por aço, apresentava altos custos. Há três décadas provavelmente esta lata seria feita de aço. Áreas de pesquisas com objetivo de tornar esta atividade, a produção de latas de cerveja mais viável, chegaram ao alumínio que veio a substituir o aço apresentando o que nós conhecemos; leveza, menos metal, menor gasto na sua produção entre tantas outras vantagens.

Podemos afirmar então que o conhecimento substitui grande parte da materialidade física com vantagens de custo e viabilidade.

Psic. Clínica, Especialista em Sexualidade Humana, Mestranda em Psic. da Educação e Doutoranda em Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário